sexta-feira, 29 de abril de 2011
Transtorno Dissociativo de Personalidade (mediunidade agora mudou de nome)
Eu já tinha visto o assunto em um documentário na televisão e, agora, uma semana depois, li um artigo a respeito em uma edição especial da revista Super-Interessante. Trata-se de uma novíssima classificação de doença mental denominada Transtorno Dissociativo de Personalidade. Os psiquiatras fizeram o enquadramento e dizem que o conhecimento a respeito das causas é mínimo (supõem tratar-se de consequências de eventos traumáticos na infância).
O tal de TDP (abreviado assim fica mais bonitinho, cientificamente aceitável), é um transtorno mental consistente em múltiplas personalidades: o coitado do maluco possuiria várias personalidades que se alternariam. De repente o João manifestaria a Mariazinha e o Jacó, e depois disso o João não se lembra de nada do que aconteceu. Por ter sido classificado como transtorno mental, os psiquiatras estão com a liberdade de entupir os pacientes que assim se manifestam com remédios, conforme a gravidade do caso interná-los - e, claro, juridicamente será possível tê-los como incapazes, a família poderá declará-los como tais e açambarcar seus bens, enquanto, devidamente metidos em uma camisa de força, ficarão em um hospício, aguardando uma cura que jamais virá.
Há muitos malucos desse tipo, que repentinamente manifestam "outras personalidades". Há bem pouco tempo ainda se aventava a hipótese espírita, o infeliz era designado de médium e frequentava sessões de desobsessão. Estudava a doutrina espírita, aprendia a dominar essas "múltiplas personalidades' impondo-lhes uma disciplina e, em sessões determinadas, trazia mensagens de supostos falecidos para a felicidade das pessoas. E continuava vivendo normalmente, sem maiores problemas.
Mas isso é bobagem, não é mesmo? Onde já se viu acreditar em manifestação des espíritos, já que a matéria é tudo e depois da morte não há nada? Quem manifesta múltiplas personalidades não é médium, isso é pura fantasia, a Ciência já desvendou esse mistério, pôs uma etiqueta (TDP) e deu o veredicto: quem apresenta tais sintomas é apenas um doidão que precisa de tratamento psiquiátrico e nada mais.
E assim vamos caminhando em nossa civilização ocidental esclarecida. Enquanto os Shopping Centers estiverem entupidos de gente, os MacDonalds estiverem vendendo bastante hambúrgures, a Coca-Cola estiver vendendo litros e litros daquele xarope misterioso, o mundo estará a salvo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário