quarta-feira, 27 de abril de 2011

A BUSCA DE SRI KRISHNA - A MAIS BELA REALIDADE (DE "CIÊNCIA CONFIDENCIAL DE BHAKTI YOGA")

Prossigo postando o texto de "Ciência Confidencial de Bhakti Yoga, de Sua Divina Graça Srila Bhakti Raksaka Sridhara Deva Goswami Maharaja:



CAPÍTULO UM

CONSCIÊNCIA DE KRISHNA:

AMOR E BELEZA


No início do século vinte, o poeta bengali Hemacandra escreveu: "Existem tantos países que estão se destacando: este, aquele... Japão é um país muito pequeno, mas está despontando como o sol. Só a Índia está sob o eterno sono". Quando mencionou a outra parte do mundo, disse: "A América ascende vigorosamente como se fosse tragar o mundo: algumas vezes brada como em som de guerra e o mundo inteiro treme. Seu entusiasmo é tão grande e intenso, que parece querer arrebatar o mundo do sistema solar e lhe dar novo molde, uma nova forma". Assim é como Hemacandra se referiu à América. Da mesma maneira, Bhaktivedanta Svami Maharaja quis dar ao mundo uma nova forma, através da Consciência de Krishna. Em uma ocasião, ele disse: "Devemos ir lá e construí-lo de novo, com Consciência de Krishna".
Que é consciência de Krishna? Consciência de Krishna quer dizer verdadeiro amor e beleza. O verdadeiro amor e a verdadeira beleza devem predominar, não o egoísmo e a exploração. Em geral, sempre que vemos beleza, pensamos que devemos explorá-la, mas na realidade ela é a exploradora, a beleza é a dona, a beleza é a controladora.
Que é amor? Amor significa sacrificar-se por outros. Não deveríamos crer que podemos explorar o sacrifício. Quem é o destinatário do sacrifício? Somos nós? Não. Pertencemos ao grupo dos que se sacrificam, ao grupo negativo predominado, ao grupo Mahabhava. O Sacrifício é o princípio fundamental do amor, mas sacrifício por quem? Quem é o beneficiário? O amor é o beneficiário. Todos têm que contribuir para o Centro, mas nada deve extrair energia dEle. "Morrer para viver", com este espírito devemos cooperar e trabalhar com o verdadeiro amor e a verdadeira beleza.

O ESTANDARTE DO AMOR

E a beleza sairá vitoriosa em todo o mundo. O amor vencerá em todo o mundo. Sacrificaremos tudo para assegurarmos que o estandarte do amor divino tremule, por onde quer que uma partícula desse amor possa distribuir e manter a paz, em todas as direções. Assim como os combatentes dedicam tudo e oferecem a vida para que seus compatriotas se beneficiem no futuro, nós devemos sacrificar nossas vidas e trabalhar para dar a todos a paz verdadeira.
Em Vrindavana, a terra de Krishna, o nível de sacrifício é ilimitado. Os devotos estão dispostos a arriscar tudo por Krishna. Se esse princípio de sacrifício é estabelecido, a paz faz sua aparição automáticamente.
A Consciência de Krishna deve ser posta acima de todos os outros conceitos. Todos os outros conceitos devem estar subordinados à Consciência de Krishna. O ideal de Vrindavana, a morada de Krishna, está acima dos demais ideais. No teísmo comparado, o conceito dos passatempos de Sri Caitanya Mahaprabhu é superior a todos os demais. Ali o teísmo alcança seu zênite. Esta é nossa meta mais elevada e, paulatinamente, esta deve ser exposta, meditada, aceita e propagada.

FALÁCIA CIENTÍFICA

Sem isto, que tipo de benefício estão esperando de suas atuais ocupações? Só a morte lhes espera. Vangloriam-se tanto e estão tão orgulhosos desta civilização científica, mas a morte, automática e naturalmente os está esperando. Não podem vencer a morte. Um poeta inglês escreveu:
"Os alardes da aristocracia, a pompa do poder e toda a beleza,
tudo o que a riqueza alguma vez outorgou, esperam igualmente a hora inevitável.
Os caminhos da glória não conduzem senão à tumba"
Thomas Gray - "Elegia em um cemitério rural"
Não se preocupam por resolver o perigo mais importante, dizem que são grandes pensadores, grandes homens, e que merecem o respeito da sociedade, mas aqui o problema geral e inevitável para todos é a morte. Qual é sua contribuição para resolver o perigo mais grave, que está esperando para devorar a todos, sejam cientistas, insetos ou vírus? Qual é sua solução para a morte? Deram algum passo para solucionar esse perigo universal? O que agora fazem é explorar e como reação estão atraindo uma vida inferior. Exploram a natureza e todos aqueles que estão desfrutando os benefícios terão que pagar até o último centavo.
"Toda ação produz uma reação igual e contrária". É o que dizem, mas o que fazem para resolver? Estão pondo o destino do mundo em risco com suas fascinantes propostas de aparente comodidade. Que é isso? Estão escondendo o perigo mais grave e inevitável e sua vida resulta em um trabalho negativo, inútil. Em certo sentido são traidores da sociedade. Venham de maneira útil, enfrentem e resolvam o verdadeiro problema, o problema mais comum e perigoso. Não sendo assim, abandonem o campo de batalha, vão embora, deixe-nos e provaremos que o mundo é uma morada de felicidade perfeita: "visvam purna sukhayate".

SUBMERGINDO NA REALIDADE

Mas, para compreender isto, vocês precisam submergir profundamente, não no plano do corpo e da mente, mas no plano da alma. Vocês têm que submergir completamente na realidade que há em cada um. Não é algo que se adquire de fora, por empréstimo, pois a alma está dentro de todos, inclusive nos insetos e árvores. Assim, pois, vocês têm que se elevar ao nível da alma. Desfazer-se de seus revestimentos físicos e mentais e encontrarem seu próprio ser. Ali acharão a chave, a pista para o mundo verdadeiro, onde vale a pena viver a vida.
A solução está ali: até certo ponto muitos Mahajana, grandes santos de todas as vertentes religiosas, têm dado indicações, mas nós afirmamos que no Bhagavad-Gita e no Srimad-Bhagavatam, a Índia mostrou o conceito mais elevado do mundo espiritual. Nele nos detemos, não somos sonhadores, somos pensadores muito práticos. Não evitamos nenhum problema dizendo: "Oh, não tem solução!" Não pertencemos ao grupo que quer obter fama e prestígio fáceis. Não queremos nos comparar a esses enganadores. Venham, e averiguem se podem encontrar o plano da realidade. Não se pede que empenhem mais enegia que tenham, apenas que aceitem nosso programa: provem e verão.
Onde estamos? Quem somos? Qual é a verdadeira natureza do mundo? No Corão, na Bíblia e nos Vedas e em todas as demais Escrituras há esperanças e indicações sobre a vida real. É tudo isso uma fraude? Que alívio oferecem os materialistas? Esse alívio é somente para os que enganam a si próprios e os está arrastando ao país do empréstimo e da dívida, ao país onde "toda a ação produz uma reação igual e contrária". Devemos disseminar um a civilização divina neste plano, temos que provar o caminho que foi sugeridos pelos grandes santos e pelas Escrituras. Não é algo irracional, não é uma loucura. Venham, aqui também pode se aplicar a razão.
Sri Caitanya Mahaprabhu, com um exemplo alegórico, ofereceu uma solução para todos nossos problemas. Ele disse: "Vemos que é pobre, mas há uma solução satisfatória. Sua riqueza está enterrada no chão da sua casa e tudo o que tem que fazer é desenterrá-la. Não se aproxime dela pelo sul, com o método do karma, "dá-me e toma", pois então tudo o que fizer lhe causará alguma reação, que o atrapalhará e perturbará, e não terá tempo para alcançar a solução apropriada. Se se aproximar desse tesouro escondido pelo lado oeste, através do sistema de yoga, manipulando as forças sutis da natureza para obter poderes místicos sobrenaturais, eles o enfeitiçarão e desviarão sua atenção da meta desejada. Sua própria atividade na direção equivocada impedirá tua realização"

O FANTASMA DO SAMADHI

"Se com a ajuda de lógica Vedanta mal interpretada, se aproximar do tesouro pelo norte, através do grande 'brahmasmi", o conceito impersonal, então estará em samadhi eterno. Esse grande fantasma o tragará, sua existência se desvanecerá e quem chegará a desfrutar a paz que se obtém ao achar a riqueza? Só se aproxime desta com a ajuda da devoção, assim conseguirá alcançá-la facilmente. Essa é a direção da saída do sol, a direção de onde procede a luz. Essa luz não é preparada pelas suas próprias mãos, essa luz provém da fonte de toda luz, a verdade revelada, é envida de um lugar que desconhecemos. Essa luz é o conhecimento revelado, "bhakti", o caminho da devoção."

Adote esse caminho em sua busca da verdadeira riqueza, que existe dentro de você, e lhe será fácil encontrar seu próprio ser, que é muito maravilhoso ("ascaryavat pasyati kascid enam"). Ao descobrir que seu próprio eu é tão maravilhoso, ficará envergonhado pensando: "Como pude ter sido arrastado pelo encanto deste mundo material? Eu sou alma. Como pôde "maya" exercer sobre mim um poder tão feiticeiro, que meu próprio ser, tão valioso e maravilhoso, foi atraído pela ilusão? Os maiores espiritualistas veneram muito a paz que existe dentro de mim, mas mantenho-me em contato com coisas mortais, repugnantes e putrefatas. Como? É assombroso, mas fui enganado".
Assim, pois, da alma à Superalma, de Vasudeva a Narayana e de Narayana a Krishna, a compreensão progressiva na realização de Deus não é pouco científica: é realmente científica, é vijñana, conhecimento científico.
"jñanam te' ham sa-vijñanam, idam vaksyamy aésatah
yaj jñatva neha bhuyo 'nyaj, jñatavyam avasisyate"
No Bhagavad-Gita (7.2) Krishna disse: "Arjuna, agora te explicarei o conhecimento científico, não só sobre a alma mas também de sua potência. A mente, os sentidos e as modalidades da natureza são não-atma, materiais. Há um enfoque direto e indireto da realidade, que agora te explicarei. Por favor, escuta-me com atenção: "jñanam te 'ham sa vijñanam" O que é isto? Eu existo e Minha potência, e a "jiva", a entidade viva, é a potência marginal que preenche todos estes mundo materiais". Se a "jiva-sakti", a potência espiritual fosse retirada, tudo seria pedra. Nesse caso, quem se interessaria por explorar? Se a potência marginal, a "jiva", fosse separada da matéria, toda a agressividade, toda a tendência para a exploração terminaria, tudo morreria. A alma penetra a matéria de consciência e a converte em algo móvel. Vocês devem compreender isto de forma apropriada, de um modo científico. Não nos falta capacidade para lhes oferecer uma explicação científica.

DO AUTO-ENGANO À REALIDADE

Aqui há um conceito mais elevado do mundo superior. Esse mundo é real e o lugar onde se esforçam ao máximo para se estebelecer, o lugar que consideram real, é irreal.
"ya nisa sarva-bhutanam, tasyam jagarti samyami
yasyam jagrati bhutani, sa nisa pasyato muneh"
Bhagavad-Gita 2.69
"Estás dormindo no que se refere ao teu verdadeiro interesse e a verdadeira realidade, enquanto estás desperto no plano do auto-engano". Precisamos nos fixar no plano da realidade e fazer todo o possível para transmiti-lo para os outros.
Pregar significa o seguinte: "Eu tenho sincera fé na Consciência de Krishna e a sinto ao máximo. Vejo que aqui está também meu futuro, pois é muito prazerosa, útil e saudável, venho entregá-la a vocês, meus amigos. Devemos orientar nossas vidas de acordo com os princípios da Consciência de Krishna, tal como nos ensina o Mestre Espiritual. Aceitem-na e terão a sorte de alcançar a meta de suas vidas".

RASA: ÊXTASE E FELICIDADE

Assim temos que aproximar todos à Consciência de Deus, à Consciência de Krishna. Devemos mostrar que a Consciência de Deus, em última instância, se fundamente na Consciência de Krishna. Temos que mostrar com destreza, passo a passo, que Krishna é o depósito de todo prazer ("akhila rasamrta murtih"). Que é Consciência de Krishna? Rupa Gosvami deu uma definição científica. Não podemos evitar a "rasa", prazer. Todos buscamos "rasa": todo mundo, toda partícula, incluindo a menor partícula do universo, está sempre suspirando por "rasa", felicidade, êxtrase, e todas as fases possíveis de "rasa" estão personificadas em Krishna. Entendam como funciona. Que é "rasa"? Qual a sua natureza? Como se pode estabelecer uma comparação com ela? Desta maneira, passo a passo, chegarão ao conceito Krishna de Deus. Não é uma fábula das antigas Escrituras da Índia. Krishna não é uma fábula, mas um fato. Precisam sair à luz e enfrentar esse fato vivo, a essa realidade. Faremos todo o possível para lhes mostrar que Ele é um fato, Krishna é um fato, uma realidade, uma realidade que existe para si mesma.
Precisam pagar para chegar à meta, devem "morrer para viver" e desta forma perceberão que não é um engano. Perceberão quando progredirem ao longo do caminho ("bhakti paraktir anyatra ca"). Com cada passo adiante experimentarão três coisas: satisfação, sustento e erradicação da fome. Seus anseios em geral diminuirão. Em geral pensamos: "Quero isto, quero aquilo, quero tudo: mas ainda assim, não sacio minha fome". "Sentirão que sua fome se apazigua à medida que progridem na Consciência de Krishna e as coisas que consideravam que os aliviavam, serão abandonadas automáticamente. Seu comércio cessará, tudo se retirará. Sua tendência natural ao avanço espiritual aumentará de um modo espontâneo e verão como seu progresso se faz mais rápido. Poderão experimentar estas três coisas na prática. Venham e aceitem o que dizemos". Assim, temos que nos aproximar de todos, desejando os resultados para o Senhor.

O PROPRIETÁRIO DOS FRUTOS

Somos apenas agentes e estamos trabalhando porque Ele nos ordenou. Devemos lembrar o que é "bhakti", o que é verdadeira devoção. O resultado, qualquer que seja, não deve vir a mim, pois não sou mais que um agente. O benefício deve ir ao proprietário, ao meu Amo, Krishna. Temos que atuar com esta idéia e isso será verdadeiro "bhakti". Não sendo assim, estaremos ocupados em "karma-kanda": À caça ao fruto. Quero desfrutar do benefício do "karma" por minha conta, mas esse resultado deve ir a meu Amo. Eu sou Seu servidor e trabalho seguindo Suas ordens. Eu sou Seu escravo, não o Amo. Por isso não sou a pessoa apropriada para ser o destinatário dos frutos da energia. O dono da energia é o Senhor Supremo e todos os frutos oriundos da mesma devem ir a Ele, sem que pelo caminho haja interferência alguma. Esta deve ser a atitude de todo trabalhador e isso será "bhakti" autêntico, não somos os destinatários. Ele é o destinatário. Sempre devermos ser conscientes que Ele é o único beneficiário. Só então somos devotos; não somos os beneficiários, apenas trabalhadores desinteressados. Se diz no Bhagavad-Gita (2.47):
"karmany evadhikaras te, ma phalesu kadacana
ma karma-phala-hetur bhur, ma te sango 'stv akarmani"
"Tens direito a desempenhar teu dever prescito, mas não a desfrutar dos resultados de teu trabalho". Esta é uma grande advertência. Krishna disse: "Não penses jamais que por não seres o beneficiário dos frutos de teus atos, não tens por que não se esforçar". Pensar: "Não vou trabalhar por que não sou o beneficiário" é a maldição mais atroz. Inclusive as atividades dessinteressadas pertencem a uma categoria inferior. Devemos executar atividades piedosas para a satisfação do Senhor Supremo. Isto é "bhakti" ou devoção e em "bhakti" também há uma gradação: Há uma grande divisão entre "vidhi-bhakti" e "raga-bhakti", devoção calculista e devoção espontânea.

AUTÓCRATA, DÉSPOTA E MENTIROSO

Deus não é um rei constitucional, mas um autócrata. Trabalhar para um autócrata é o conceito mais elevado de sacrifício. Que grau de desinteresse e valor se necessita para trabalhar para um autócrata, um déspota, um mentiroso que trama qualquer coisa? Não só isso: tal é Sua posição normal. Não é um temperamento passageiro, mas sua natureza interior eterna. Krisna é um autócrata devido à sua própria Lei. Um autócrata está acima da Lei. A lei faz falta quando são muitos, não quando há um apenas. Krishna é um déspota, mas ao mesmo tempo é o Bem Absoluto. O mundo sairia perdendo se Seu despotismo fosse restringido. A bondade precisa fluir plenamente. Isso está errado? Pode haver alguma objeção? A bondade deve ter a liberdade de fluir por todo lugar. Se dizemos que Deus é o bem absoluto, o que perdemos então, aceitando a Sua autocracia? Deve a autocracia estar com os nécios e ignorantes? Não, o Bem Absoluto deve possuir autocracia plena: se a lei atasse as Suas mãos, sairíamos perdendo. A fim de nos atrair, Krishna mente, pois não podemos compreender toda a verdade. Krishna é um mentiroso, para que sejamos atraídos, pouco a pouco, até Ele.
Antes de mais nada devemos compreender que Krishna é apenas bondade e, em consequência, tudo que emana dEle tem que ser bom. Se há algum defeito, está em nós, somos usurpadores: Ele não é um usurpador, porém exibe isso como sua "lila", Seu jogo. Tudo Lhe pertence, por isso não há falsidade. Ele disse: "Faça-se a luz" e a luz se fez. "Faça-se a água" e houve água. Como pode haver falsidade nEle, se possui semelhante potencial?
Temos que nos sacrificar por Krishna, porque Ele é o amor, a beleza e a bondade absolutos. É preciso fé e desinteresse a um grau altíssimo. Se aceitamos Consciência de Krishna como nosso ideal mais elevado, temos que nos sacrificar muito: mas o sacrifício significa vida: "Morrer para viver". Não há perda no sacrifício, pois entregando-nos, só podemos ganhar.
Assim, pois, o "kirtana", a pregação, é aceita como o meio para chegar ao fim. Há muitos métodos pelos quais podemos nos aproximar com "kirtana" às almas deste mundo: de pessoa a pessoa, através de livros e executando "sankirtana", cantando o Santo Nome em congregação. Ajudando aos outros, ajudaremos a nós mesmos; aumentamos a nossa sorte e a nossa fé. Nossos atos de "kirtan" visam o benefícios somente dos outros, mas nós também nos beneficiaremos eternamente.

VAZIO ETERNO

Krishna diz no Bhagavad=Gita (2.47): "Nunca deixes de cumprir o teu dever ("ma te sango 'stv skarmani"). Vais deixar de trabalhar porque te pedem que o faças para Mim? Não te submetas a essa reação dolorosa, pois então estarás perdido. Não detenhas o trabalho para ir descansar. Não, isso é um vazio perigoso. Não saltes para esse vazio eterno, trabalha para Mim e prosperarás". Krishna também diz: "Abandona todo tipo de dever e rende-te a Mim ("sarva dharman-parityajya mam ekam saranam vraja"). Esta é Minha posição: Eu sou tudo para ti, teu guardião, teu amigo. Em Mim encontrarás a meta de tua vida. Crê nisso, Arjuna, não vou te enganar, és meu amigo, podes estar certo".
"man mana bhava mad-bhakto, mad-yaji mam namaskuru
mam-e vaisyasi satyam te, pratijane priyo 'si me"
"Medita sempre em Mim e torna-te Meu devoto, adora-me e inclina-te ante Mim. Deste modo certamente virás a Mim. Meu querido amigo, eu te prometo sob juramento, estou te dizendo a verdade. Eu sou tudo. Busque vir a Mim; Eu sou a meta, a realização da vida, não só para Ti como também para todos. Esta é Minha posição considerada de um modo absoluto. Tu és Meu amigo, não te enganarei. Podes crer em Mim. Prometo que é assim"
Krishna se expressa desta maneira franca, para nosso benefício. Ele veio para suplicar assim, por Si mesmo. E para nossa orientação, isso foi registrado no Bhagavad-Gita. Para pregar a respeito de Si mesmo, o Senhor Krishna veio como Sri Caitanya Mahaprabhu, como Seu próprio representante, acompanhado de Seus associados eternos, inclusive trouxe com Ele Srimati Radharani, a devoção personificada, dizendo: "Mostrarei a vocês quão encantadora é vossa posição em Meu serviço, quão digna e bela é a devoção de minha outra metade. Venham comigo!" E Baladeva veio como Nityananda para pregar, bem como Vrndavana veio para se dar a conhecer em Navadvipa. Por isso estamos
muito endividados, especialmente porque Krishna mesmo veio para pregar e mostrar quão sacrificado, belo e magnânimo é o amor divino.

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