Sigo postando aqui o texto de Ciência Confidencial da Bhakti Yoga de Sua Divina Graça Srila Bhakti Raksaka Sridhara Deva Goswami Maharaja.
AS PERGUNTAS CORRETAS
Normalmente, neste mundo somos homens de ação, homens que exploram o meio-ambiente e a natureza, visando obter energia. Sempre tentamos reunir mais e mais energia para utilizá-la, reservando algo para utilizar em tempos de necessidade. Em geral, esta é a natureza daqueles que vivem aqui. E se algum obstáculo surge nessa tentativa, considera-se que tal circunstância é muito má, porque se opõe ao objetivo de vida, que seria reunir mais energia.
Contudo, devemos lembrar a importância da riqueza interna. A natureza exterior não pode nos prejudicar tanto quanto nos prejudica a apatia em procurar obter riquezas para a natureza interna, própria ao homem interior. Devemos tomar cuidado neste ponto: o que vem de fora não é tão importante, tudo vem e vai. O corpo, que atualmente é o centro de nossos pensamentos, se desvanecerá. Então, qual é a necessidade de reunir tanta energia em relação a este corpo? Despertem dentro de sua alma o homem propriamente dito. Busquem compreendê-lo, conseguir ajuda para ele. Isto só é possível em contato com o sadhu, o santo.
Estaremos perdidos, se não encontrarmos um santo e não escutarmos sua exposição do significado interno, a respeito da essência da vida. Esteja consciente disto. Em todos os aspectos e de todos os modos, seja cuidadoso consigo mesmo. Cuide de seu próprio interesse, procure encontrar seu próprio ser. Fique despreocupado com o mundo externo e suas circunstâncias, entre profundamente dentro da realidade, de sua riqueza interna. Busque seu ser interno e o mundo interno, onde ele vive. Tente encontrar esse lar. De volta a Deus, de volta à casa. Use a sua energia somente para ir a seu lar, não para ficar vagando na terra dos outros: a terra da morte.Evite a terra da morte a qualquer custo e procure sempre encontrar a região eterna. Descubra que você é membro dessa terra. Entenda qual é seu lar e porque esse é seu lar. O que significa lar, doce lar? Significa o lugar natural, a que temos direito por nascimento. Precisamos admitir o fato de que não estamos em casa. Mas, se existe uma ânsia em nosso íntimo por procurar isso, somos afortunados.
Nossa felicidade é encontrar o modo pelo qual essa sede interna pode ser saciada. Nosso sentimento deve ser: "O mundo está aqui e eu estou aqui, mas estou insatisfeito. Como o meu ser interior pode ficar satisfeito?" Temos necessidade, então por qual processo poderia ser removida essa necessidade? No momento temos este corpo físico, mas conhecer cada coisa a seu respeito, sobre os ossos, o sistema nervoso, o sangue, etc., é completamente desnecessário. Conhecer a composição do sangue, etc., é um detalhe desnecessário. Nossa indagação deveria centrar-se desta maneira: "Quem sou e por que estou em dificuldades? Não sei como sair destes problemas". Esta é a questão principal e devemos estar interessados apenas nisto.
"Athato brahma-jijñasa": De onde vim? De que modo estou vivendo e qual é meu futuro? Estas são as perguntas primordiais que nos devem interessar e em que devemos concentrar todas nossas energias, para encontrar uma solução. Isto não se aplica apenas a uma pessoa, a mim mesmo, mas se refere a toda a criação.
A natureza de uma indagação correta está em buscar a fonte de todas as coisas. Mas inquirir sobre isto e aquilo e sucessivamente por centenas de coisas é apenas perda de energia. A pergunta 'sastrica' (que se relaciona com as sagradas Escrituras) se expressa deste modo: "De onde venho? O que me mantém? Qual meu futuro? Por que estou perturbado e como posso obter satisfação interna?" Toda pergunta deve seguir este padrão, de outra forma seria doentia, não seria apropriada. Muita curiosidade poderia se seguir, sem fim. Por isso, devemos aprender como perguntar, como inquirir e deste modo, nossa energia terá algum valor e não será desperdiçada.
A pergunta é fidedigna quando visa realizar a meta verdadeira. Devemos preservar nossa energia e regulá-la por meio do canal apropriado. Estamos na Kali-yuga, a Era da Desavença e nossa única, verdadeira, saudável necessidade na vida é a companhia dos santos realizados e do Santo Nome de Krishna, sadhu-sange krsna-nama. De outra forma, nos desviamos, podemos nos extraviar a cada passo.
"sadhu-sange krsna-nama el mantra cai
samsara jinite ara kona vasstu nai"
Sri Caitanya Mahaprabhu nos deu este conselho e não há nada mais proveitoso que isto para nos ajudar a sair do indesejável. Ele disse que cantar Krsna-nama sem associação dos sadhus resultará em muita dificuldade no avanço. Portanto, em uma palavra a solução está no sadhu-sanga. Temos que buscar a companhia de uma alma realizada, e então logo tudo estará em seu lugar. O rei dos sadhus é o Guru. Gurudeva é o rei dos bons homens, que nos podem dar a direção correta. Ser Guru significa que ele nos pode guiar satisfatoriamente. De outra maneira, em quem creremos e confiaremos para nosso correto entendimento e a quem nos renderemos e submeteremos plenamente?
O Guru resolverá nossa indagação no seu ponto central, naquilo que mais necessitamos. Ele enxerga de um ponto de vista superior, do alto, da mais elevada esfera amorosa. Assim, ficaremos conectados com essa elevada e sutil frequência e seremos beneficiados. Eis a idéia geral.
Em geral devemos estar sempre à disposição de uma esfera superior, à disposição dos pensadores elevados das regiões superiores. Desta forma entraremos em contato com o mais elevado e mais sutil extrato da vida. Existem diferentes frequências de diferentes tipos e interesses, com diversas vantagens e desvantagens, mas conectar-se com o mais elevado deveria ser nosso objetivo.
É preciso perceber que o encanto desta vida é perecível. Temos uma boa experiêcia disso, de que tudo é completamente efêmero. Ademais, onde vamos, lá estão os quatro inimigos: janma, mrtyu, jara, vyadhi, nascimento, doença, velhice e morte. Não pode, então, existir nenhuma felicidade real. Onde quer que exista a morte não pode haver felicidade alguma. Dizendo francamente, estamos sempre sob a ameaça da morte, não há encanto. Todo encanto é completamente perecível. Diante disto, é preciso indagar onde podemos viver. Devemos selecionar um plano superior, onde possamos viver realmente.
"yad gatva na nivartante, tad dhama paramem mama"
Bhagavad-gita 15.6
No Srimad-Ghagavad-Gita, Krishna disse: "O lugar de onde não há retorno a este plano mortal é Minha morada suprema".
"a-brahma-bhuvanal lokah, punar avartino 'rjuna
mam upetya tu kaunteya, punar janma na vidyate"
Ele instrui Arjuna: "Uma posição permanente só é possível no Meu plano. Todas as ocupações deste plano, como as de um rei, são semelhantes a um sono. Assim, se queres escapar desta vida imaginária e entrar na realidade, eleva-te para encontrar o plano da realidade, por mais sutil que seja, porque este não pode ser devorado pela morte. Reune tua energia para edificar algo permanente. Agora, estás desperdiçando tua energia em algo que será destruído no momento seguinte, um esforço tolo".
"uddhared atmanatmanam, natmanam avasadayet
atmaiva hy atmano bandhur, atmaiva ripur atmanah"
Bhagavad-Gita 6.5
"Nota que tu és teu próprio amigo. Mas também és teu próprio inimigo. Tu és teu próprio inimigo se não cuidas de teu desenvolvimento, para teu verdadeiro progresso. Mas tu podes ser teu próprio amigo e nada pode te dar tanta ajuda como tu mesmo podes dar"
"bandhur, atmatmanas tasya, yenatmalvatmana jitah"
Bhagavad-Gita 6.6
"Se adquiriste algum autocontrole, reúne tua energia que está extraviada e a dirija para o canal certo, onde poderás prosperar realmente, e onde serás teu verdadeiro amigo. Mas, se ao contrário, permites a ti mesmo ser conduzido pelos vários sentidos da natureza inferior, os quais estão sempre querendo se mover na terra da exploração, da reação e do sofrimento, és teu próprio inimigo. Considera todas estas coisas".
"vimrsyaitad asesena, yathecchasi tatha kuru"
Bhagavad-Gita 18.63
Considera e considera profundamente, e em seguida dá o passo correto para fazer o que tem que fazer". A vida humana é muito valiosa. Você tem o poder de discriminar, mas este poder poderá ser negado pela lei de causa e efeito, caso tiver que ir para o corpo de uma árvore, de um animal ou a alguma outra coisa. Pode ter alguma segurança de que na sua próxima vida não será degradado a um corpo animal? Que garantia existe de que não o será?
Não é verdade que toda ação e todo o progresso só ocorre na região da morte. O progresso não se limita apenas à região da obscuridade e da ignorância. Se você participar do progresso positivo, será capaz de sentir o que é o progresso real. "Hrdaye nabhya nujñato", você sentirá e conceberá o progresso com sua aprovação interna, de seu coração. Não se trata de uma falsa esperança, de que você será levado a uma terra estranha, para ser assassinado, torturado, roubado, maltratado, etc. Ali não existe este perigo.
"bhidyate hrdaya-granthis, chidyante sarva-samsayah
ksiyante casya karmami, mayl drste 'khilatani"
Srimad-Bhagavatam 11. 20.30
Este famoso "sloka" do Srimad-Bagavatam explica que, quando comemos algo, o estômago será testemunha. Ele dirá: "Sim, estou comendo". A fome será satisfeita, o corpo alimentado e haverá a satisfação de termos comido. O corpo será nutrido e obterá força e, além disso, teremos nossa própria sensação interna de termos comido. Ademais, não sentiremos mais a necessidade de comer mais e mais. Do mesmo modo, na vida espiritual muitos sintomas dão prova do progresso.
No momento temos um corpo humano e este é o mais valioso, contudo a oportunidade está sendo perdida em razão do mal uso. Nossa energia mais valiosa está sendo perdida, desviada. "Uttisthatah jagratah prapyovaran nivodthatah", assim que desperte, levante-se e ocupe-se não só por si mesmo mas também se dirija aos outros para que também se ocupem com esta campanha. Esse relacionamento lhe dará notável ajuda adicional.
O fundamental é, sob a orientação de um agente superior nos ocuparmos em atividades devocionais e termos um programa ativo, para que, assim, não possamos dedicar nenhum momento a quaisquer assuntos mundanos frívolos. Este programa ativo em associação com os devotos será muito saudável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário